História
Restaurante Reis
O restaurante Reis existe na cidade de Lagos desde 1954 primeiramente designado como taberna passando depois para casa de hospedes em 1963.
No mês de Maio do ano de 1969 a família Reis mudou-se de uma casa de pasto existente na Rua Vasco da Gama (em frente á antiga Central elétrica), onde tinha muitos clientes oriundos de diversos pontos do país e que vinham para lagos, ou por motivos de trabalho ou pelo serviço militar, existente na altura nesta cidade.
Eram trabalhadores da fábrica da Imaal, eram trabalhadores na panificadora, eram os jovens que vinham para o serviço militar, os guardas da GNR, polícia marítima e por último muitos agentes da Polícia de segurança Pública, que começaram a exercer actividade na cidade de Lagos no ano de 1968.
Como essa casa já se tornava muito pequena para tantos clientes um senhor, agente da polícia, um dia falou que estava uma casa para trespasse no centro da cidade, que era muito boa para o senhor Reis.
E este foi o ano de mudança para a família Reis que tomou posse da casa de hóspedes no mês de maio de 1969.
Claro que os clientes na antiga casa vieram para o novo local e muitos mais se juntaram.
Foram efectuadas as primeiras obras de remodelação passados cerca de 2 anos da família Reis estar no novo espaço comercial, criando novas condições aos clientes existentes.
A cozinha era sobretudo de comida caseira portuguesa, sendo confeccionada pela dona do estabelecimento, a D. Amália, como era tratada. Toda a família ajudava no restaurante, desde o filho mais velho á mais nova, na altura ainda na escola primária.
No ano de 19…. A designada casa de hóspedes, passa a ter licença como casa de pasto.
Por volta do ano de 1984 o SR Reis e a esposa já cansados com o trabalho decidiram deixar o restaurante, sendo o filho mais velho e o marido da filha mais nova (na altura a trabalharem como empregados) a tomar posse do restaurante.
No ano de 2001 deu-se uma tragédia que poderia ter terminado com a actividade comercial. Um curto-circuito numa arca frigorífica fez deflagrar um incêndio, que destruiu grande parte do edifício. Estávamos no mês de junho, altura em que todos se preparavam para a época forte do turismo. Depois das primeiras aflições é tempo de repensar o que poderia ser feito: ou desistir ou continuar!
Continuar foi a decisão tomada pelos atuais gerentes. E Mãos à obra!!! Com a ajuda de muitos amigos, deu-se início ás obras e passados dois meses o restaurante voltava a abrir as portas para nova etapa, até aos dias de hoje. São muitos os clientes que frequentam este espaço famílias que começaram a vir com os filhos ainda crianças, hoje os filhos já adultos e também estes com filhos, continuam a nos visitar a cada ano.
Um bem haja a todos os que têm sido de força e coragem para prosseguir com o negócio da família Reis até que…..






